
o mercosul, justamente com o brasil realmente não precisa aderir a economia mais instável da américa latina - Venezuela de chávez - para seguir com confins diplomáticos com os seus vizinhos.
chávez veste a sua máscara e conturba tudo o que é primórdio e resquício de democracia em seu próprio país. é esporadicamente arriscado a adesão de uma economia problemática ao nosso bloco econômico, pelo menos nos dias de hoje, que passamos por diversos problemas e disputas com a replúbica da Argentina e suportamos a economia paraguaia. seria uma ilusão pensar em benefícios estratégicos dos venezuelanos junto a nós.
a idéia de união dos latinos para um possível bloco consistente para o futuro igual o que é a União Européia não é utopicamente inaceitável, é um tema para se pensar em longo prazo, sim! mas a situação do país de chávez atualmente prova que eles ainda não estão preparados para um firmamento econômico em grande escala, principalmente se tratando de limites territoriais e culturais, como ocorre com os países do mercosul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário