sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

"L'union fait la force"



A história do mundo, por muitas vezes, nos parece ingrata e cruel. injustiçando imaculados e inocentando o poder do consumo, do ódio e da guerra. Até hoje a injustiça nos intriga com o bem e o mal da sociedade, forçando os mais fracos a se curvarem para o cifrão da ganância.
Há um outro lado em que o homem, muitas vezes culpado involuntariamente, sente-se inepto a tomar atitudes perante algum acontecimento. A tragédia no Haiti comoveu a humanidade. Contudo, nos abriu os olhos. E foi preciso cem mil para os donos do mundo notarem que o sofrimento no Haiti existia muito antes da catástofre que não só levou pedaços de concreto como aumentou a distância de uma política transparente. A tragédia que assolou o país mais pobre do Novo Mundo não foi a primeira nem será a última. A sociedade haitiana enfrenta terremotos diários com a desordem de seu sistema e os resquícios ditatoriais. Há sangue na imensidão azul do caribe. O mundo chorou ao perceber o estado de abandono em que os haitianos se encontravam.
"A união faz a força" é o lema da bandeira do Haiti. A aliança e a concórdia é o que traduz a vontade de viver que está nos olhos de seu povo, que mesmo entre o caos, cantarolam e ajudam o seu próximo.

Nenhum comentário: