domingo, 20 de abril de 2008

Geografia desnecessária


Engraçado o mundo de hoje. Globalização a mil por hora; China pra cá; Índia pra lá; desemprego na Europa e a miséria assolando cada vez mais. Nada mais justo assumir que os ares globais estão mudando, podemos dizer que novas rotas estão surgindo, parece que a loucura dos tigres do oriente está fazendo efeito.

Mas o que acontece por aqui? Onde estão os americanos? Os latinos americanos e anglo-saxônicos, habitantes de todo o continente! O que se passa lá no norte? Com os nossos primos ricos...

Nossos irmãos, estadunidenses claro, vivem a mesma vidinha rotineira desde a época da quebra da bolsa de Nova York de 1929, recorda-se? Administrando guerras, financiando armas e “ajudando” afegãos, iraquianos, iranianos são a bola da vez! O mundo para eles é o quintal, varanda, casa da praia... Não dá para achar uma palavra que o defina.

Um mapa retirado de um blog não muito popular traz mais ou menos uma noção da visão política, econômica e social do Uncle Sam. Basicamente são os Estados Unidos da América e mais o resto. Canadá como coadjuvante e irmãos ingleses que falam com um sotaque bizarro. Do México para baixo é tudo a mesma perca de tempo, espanhol língua de pobre falada no continente sub-americano inteiro, charutos, narcotráfico na terra da Shakira e sem contar os macacos nas ruas e Buenos Aires como capital braZileira. África (??). Europa um aglomerado de países que vive de turismo e moda, afinal desde o plano Marshall os europeus não são mais os mesmos. O destaque em laranja é a terra do dinheiro! Grandes impérios babilônicos dizimados pela “má” administração de seus governantes ditadores. Ainda tem mais a terra da indústria estadunidense, grandes empresas com mão de obra super-qualificada. O resto? Apenas ilhas gigantes e pobres.

Imagem: Uncovering

3 comentários:

Guilherme disse...

"A culpa é da globalização"
A frase mais usadas em testes e provas d egeografia quando não sabemos sobre a matéria.

Boicote a China! Eu participo!
Não compro nada chinês (inclusive Nike), não visitarei, desligarei a tv na hora das Olimpiadas.
u.u

Prii. disse...

Hahahahaha
Thi, só vc mesmo!!
Eu gostei do texto, mas vc vai ter que me ensinar TUDINHO de geografia pq eu não lembro mais bulhúfas (hmm essa palavra combina com o seu vocabulário thilandês).
Novo blog aprovado já =)
Queria postar no meu, mas tô com uma preguiça mano! =/
Bjoo

Jacqueline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.