quarta-feira, 16 de março de 2011

Diferença científica da ética e moral

Na casualidade da vida sempre lidamos com situações ligadas a moral e a ética, todos os bons costumes e valores aprendidos ao longo de nossa vida. Na verdade, estão relacionados com a moral familiar e a ética aplicada a sociedade.
Em um entendimento mais amplo e científico, a ética é sinônimo de racionalidade e o seu âmbito é universal, ou  seja, todo indivíduo está imposto a ética, independente de sua cultura, costumes e posição geográfica. A ética caracteriza-se pelo estudo das ações do homem e é inserida automaticamente em nossa vida; está infligida dentro da sociedade.
Entretanto, a moral relaciona-se com o individualismo, é a cultura própria do homem relacionada com a sua origem. Isso explica a primeira referência moral do indivíduo: os nossos pais. Os mesmos serão o meio de comunicação da criança com o mundo, pois durante a vida, transmitirão ensinamentos morais sobre a sua cultura local e crença sobre o meio em que vive. A moral, na verdade, é particular, cada nicho social propaga os seus costumes. Então, é possível afirmar que a moral também é dinâmica, considerando o fato que os costumes mudam conforme o tempo e sociedade. Em outras palavras, evolui com o pensamento do homem.

Nenhum comentário: